COMO CONTROLAR A ANSIEDADE COM FITOTERÁPICOS

20/04/2021



A ansiedade é considerada um dos males do século XXI. A vida apressada, pressão para obter sucesso no mercado de trabalho, arrumar um companheiro (a), cuidar de filhos, tudo isso pode influenciar na qualidade da vida que temos e gerar algumas sensações desagradáveis. A ansiedade antes de um compromisso importante, como conhecemos, não é nenhum problema a princípio. Mas quando ela passa a influenciar sua forma de se comportar ou dormir, por exemplo, é melhor acender um alerta.

A ansiedade leve ou moderada é mais fácil de ser contida e tratada, muitas vezes nem precisando do uso de alopatia. Mudanças de hábitos da rotina, prática de exercícios e terapia podem ajudar, assim como o uso de fitoterápicos. “Os fitoterápicos são medicamentos com princípio ativo derivado de plantas medicinais. Como qualquer medicamento, o mau uso de fitoterápicos também pode causar problemas à saúde”, explica o psiquiatra Gustavo Cahú.

Os exemplos de princípios ativos mais comuns no tratamento de ansiedade são:
1. Melissa, ou Melissa officinalis – Também conhecida como erva-cidreira, tem óleos essenciais que acalmam levemente.
2. Camomila, ou Matricaria recutita – Esse tipo de camomila tem efeito calmante.
3. Magnólia, ou Magnólia Officinalis - é uma árvore originária da China, com conhecida propriedade ansiolítica. Promove o relaxamento sem causar sonolência e sem interferir no estado de alerta. O fitoterápico atua regulando os níveis de cortisol, um hormônio responsável por controlar o estresse.
4. Passiflora, ou Passiflora incarnata – Essa espécie de maracujá ajuda a controlar crises de ansiedade e depressão.
5. Valeriana, ou Valeriana officinalis – Suas propriedades são extraídas da raiz. Melhora o sono.
6. Erva-de-são-joão, ou Hypericum perforatum – É a mais eficiente para combater a depressão.

“Para ansiedades leves, do dia a dia, contornar um evento importante que te deixe ansioso, os fitoterápicos podem ajudar, mas em casos mais específicos, realmente é importante um tratamento mais aprofundado. Eu costumo dizer que a melhor ajuda para a ansiedade é estar em paz consigo mesmo”, completa Gustavo.
Diversos estudos têm mostrado que a fitoterapia é uma alternativa segura e eficaz para tratamentos de patologias diversas que acometem várias pessoas em todo o mundo. Mas elas não substituem por completo a consulta com psiquiatras e os medicamentos, se necessário.

Referência bibliográfica:
Ministério da Saúde
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA

  • COMPRE POR WHATS
    (18) 99151-2157
  • PARCELE NO CARTÃO
    Pague em até 12x
  • ENTREGA RÁPIDA
    Despachamos em até 48hs

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba ofertas recomendadas e preços exclusivos!