COMO EVITAR O EFEITO SANFONA?

22/03/2021



O efeito sanfona, mais conhecido como "efeito ioiô", acontece quando a pessoa volta a engordar novamente depois de ter perdido peso em uma dieta.

O peso, a alimentação e o metabolismo estão regulados por diversos hormônios que atuam ao nível do tecido adiposo, do cérebro e outros órgãos. Por conta disso, acredita-se que a recuperação do peso não está associado apenas às mudanças de hábitos alimentares, tipos de dietas, exercícios físicos, etc., está associado também a mudanças fisiológicos e metabólicas em nosso organismos. O que acontece então é que o nosso corpo sente falta do que estava acostumado e constantemente tenta fazer você ganhar o peso que perdeu, secretando vários hormônios, por exemplo, que irão estimular a fome, ou seja, seu organismo acha que precisa comer novamente mesmo estando sem apetite.

Mas então a grande dúvida: como evitar o efeito sanfona?
Para evitar o efeito sanfona não tem outro jeito, o poder do hábito é o mais importante nesse momento, mesmo que o nosso corpo acredite que precisamos nos alimentar sem fome, se a pessoa criar um hábito, de sempre comer no mesmo horário, fazer a mesma quantidade de refeições por dia, e ter sempre por perto um alimento saudável, ela evita de sair da dieta e, consequentemente, evita o efeito sanfona. Além disso, é importante que a dieta seja sempre acompanhada por um médico ou nutricionista, para que seja adequada às necessidades de cada.

É importante também:

  • Evitar dietas muito restritas ou desequilibradas a nível nutricional, sendo importante realizar uma alimentação variada e equilibrada;
  • Realizar uma reeducação alimentar, fazendo mudanças no seu estilo de vida que possam ser adotadas para a vida;
  • A perda de peso deve ser progressiva;
  • Comer devagar e mastigar bem os alimentos, de maneira que o sinal de saciedade chegue ao cérebro, para assim evitar o consumo de comida em excesso.
  • Evitar o sedentarismo e praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana por cerca de 1 hora.
  • COMPRE POR WHATS
    (18) 99151-2157
  • PARCELE NO CARTÃO
    Pague em até 12x
  • ENTREGA RÁPIDA
    Despachamos em até 48hs

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba ofertas recomendadas e preços exclusivos!